Projetos para construção: quais são os tipos de plantas para a sua casa?

Artigos

Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou algum resultado específico. Os projetos estão em tudo que fazemos, desde a fabricação de clipes até a construção de grandes empreendimentos. Pensando nisso, resolvemos explicar um pouco mais sobre como funciona um projeto desde o desenvolvimento da planta de uma casa ou apartamento. 

E você sabia que ao longo de desenvolvimento de um projeto temos que produzir diferentes tipos de plantas, cada uma com a sua finalidade específica, mesmo que elas representem exatamente o mesmo espaço? É isso mesmo! Quer saber mais sobre o assunto? Continue aqui e confira o artigo detalhado que preparamos para você. 

➜ QUAIS SÃO OS TIPOS DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO?

Na construção residencial, podemos definir os projetos para construção como o conjunto de documentos que descrevem como a sua casa deve ser construída. Os documentos que geralmente compõem o projeto de uma casa são: maquetes eletrônicas, planta baixa, planta de locação, planta de cobertura, quadro de esquadrias, projeto estrutural, projeto elétrico, projeto hidráulico, memorial descritivo dos materiais, entre outros. É nesta etapa inicial que você deve colocar todas as suas ideias no papel. Por isso, anote tudo que deseja para a sua casa nova para não esquecer de falar para o seu arquiteto considerar no projeto arquitetônico.

➜ PROJETO ARQUITETÔNICO: 

O projeto arquitetônico, também conhecido como projeto executivo, é composto por um conjunto de desenhos técnicos que descrevem como será a sua casa. Entre todos os desenhos, o mais importante é a planta baixa, porque todos os outros projetos para construção usam ela como base.

A planta baixa é um corte horizontal da sua casa, onde é possível ver de cima, com as paredes cortadas, a disposição e metragem dos cômodos, portas, janelas, escadas, entre outros elementos. Em sobrados, cada pavimento da casa deve ter a sua planta baixa. Além disso, os outros desenhos que normalmente compõem o projeto arquitetônico são:

🔹Fachadas;

🔹Planta de implantação;

🔹Planta humanizada;

🔹Cortes verticais das áreas molhadas;

🔹Pontos de eletricidade e iluminação;

🔹Pontos e elementos da parte hidráulica;

🔹Quadro de esquadrias;

🔹Paginação dos pisos e revestimentos;

🔹Planta de cobertura. 

É interessante descobrir todos os processos de uma construção até que ela se torne a sua casa não é mesmo. E tem muito mais, como os tipos de imóveis ideais para você. E para você saber TUDO sobre esse assunto, preparamos um E-BOOK completo com todas as informações e dicas de imóveis que você precisa para encontrar o lar perfeito. Confira o E-BOOK: TIPOS DE IMÓVEIS: SAIBA QUAL É O IDEAL PARA VOCÊ.